top of page

Um caminho sustentável para a construção civil



O engenheiro ambiental, Matheus Forte, explica a importância do tema para o setor, e cita algumas medidas para reduzir o impacto ambiental


As questões ambientais estão entre os principais temas quando analisamos as problemáticas mundiais. A quantidade de resíduos emitida pelo setor de construção civil, especificamente, tornou-se um dos pontos centrais de discussões sobre o meio ambiente. Mas qual a importância da sustentabilidade na construção civil? Inicialmente, é importante destacar a definição de desenvolvimento sustentável e sua relevância para o presente e futuro dos países.





Segundo o engenheiro ambiental e diretor da Forte Sustentabilidade, Matheus Forte, o desenvolvimento sustentável significa, em um contexto geral, obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. “O desenvolvimento sustentável é a interseção do crescimento econômico, utilização dos recursos naturais e o desenvolvimento social. O exercício desse conceito nas tomadas de decisões dos países desenvolvidos já é uma realidade, todavia, nos países emergentes (como o Brasil) ainda está em fase de maturação, sendo que este é um elemento-chave para o desenvolvimento de qualquer país”, explica o diretor da Forte Sustentabilidade, uma das empresas patrocinadoras da Mostra Container.


A construção civil é um dos setores mais poluentes da economia nacional, porém o segmento já tem adotado uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, principalmente pelo fato dos clientes, sobretudo de padrão mais elevado, estarem exigindo e querendo saber mais como foi o processo de construção de determinado empreendimento. Desta maneira, a pressão causada nos incorporadores e construtores faz com que busquem alternativas inovadoras e menos impactantes.


A falta de incentivo público está entre as principais dificuldades que o setor ainda encontra para implementação da sustentabilidade nas construções. “Este é um fator primordial, principalmente quando pensamos em empreendimentos de baixo e médio padrão, pois a sustentabilidade na construção exige certos critérios que não são usuais a esse tipo de obra, não fomentando ao empreendedor a mudança de rotina e orçamento”, destaca. Outra dificuldade, segundo Forte, é a barreira cultural e social que enfrentamos em nosso país, pois ainda temos uma parcela muito pequena da população que tem conhecimento e exige os conceitos de sustentabilidade aplicados na casa, escritório, e indústria.


Atualmente, a certificação LEED é o principal selo de construção do Brasil. Criado pelo U.S Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado no mundo, inclusive no Brasil. O LEED está mudando a maneira como enxergamos o planejamento, a construção e operação de edifícios e comunidades. Líderes, dos mais de 160 países que utilizam a Certificação, fizeram o LEED ser a principal plataforma utilizada para green buildings ou edifícios verdes, com mais de 170 mil metros quadrados certificados diariamente.





Priorizando a construção sustentável, a Mostra Container será certificada pelo Green Building Council Brasil Casa, uma certificação de sustentabilidade focada em residências. Sendo assim, estará inserida em mais 30 critérios de

sustentabilidades para trazer uma eficiência energética e hídrica além de conforto superior a casas convencionais.


Confira algumas medidas citadas pelo engenheiro ambiental, Matheus Forte, para que o setor de construção civil reduza o impacto ambiental:


- Trabalhar um empreendimento de forma integrada, onde todas as disciplinas conversem para encontrar soluções, mitigar os possíveis erros e trazer inovações de diferentes olhares e experiências;

- Desenvolver os projetos analisando também a eficiência na operação desse empreendimento, traduzindo em menor consumo de água, energia, geração de resíduos e um maior conforto aos usuários;

- Uma das formas para mitigar os impactos ambientais é sempre buscar a otimização de matéria prima, o favorecimento de fornecedores locais, introdução das estratégias de reuso de resíduos na construção, compra de produtos com certificados de rastreabilidade ambiental, entre outros.


Conheça mais sobre a Forte Soluções Ambientais/Sustentabilidade: Av. Anita Garibaldi, 850 –sala 401C – Curitiba (PR)

(41) 3586-0946

41 9262-5366

E-mail: contato@forteamb.com.br


O resultado de uma construção sustentável poderá ser visto na Mostra Container. Saiba mais sobre esse projeto: www.mostracontainer.com.br.

*Imagens retiradas da internet: google

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Arquivo
Tags
Siga a Mostra Container
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page